26 abril, 2007

Desenho das actividades do nosso projecto...


Para elaborarmos o projecto para esta Unidade Curricular pensamos aproveitar o projecto já elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Projecto e Seminário, visto que este é também um projecto de animação.
Ainda sem recorrer ao texto fornecido pela docente, pensamos neste primeiro post apenas descrever sucintamente duas actividades a que nos propusemos por as considerarmos pertinentes para o desenvolvimento do projecto desta Unidade Curricular. Assim, a primeira actividade consistiu na divulgação e angariação de livros para a criação de uma biblioteca no Jardim-de-Infância das Enguardas, na cidade de Braga. Esta actividade foi realizada na Universidade do Minho e na Junta de Freguesia de S. Victor e a angariação contou com o apoio de alunos e docentes, bem como de outras pessoas dos locais referidos. A segunda actividade consiste em apresentar um teatro referente a uma história infantil ("Os Ovos Misteriosos") contando com a participação das crianças do Jardim. O intuito desta dramatização será mostrar que somos todos diferentes mas podemos viver todos harmoniosamente na mesma comunidade…
Para finalizar importa realçar que a escolha destas actividades para o projecto desta Unidade Curricular, foi feita devido ao facto das mesmas revelarem, na nossa opinião, uma animação educativa e cultural passível de envolver toda uma comunidade.

18 abril, 2007

Democracia ou Democratização cultural???

A questão é esta. Qual das duas a mais correcta ou aquela que melhor desenvolve o ser humano enquanto ser activo e participativo, enquanto ser social e detentor de uma autonomia que o pode levar a crescer e ser mais e melhor?? Em nosso ver não há melhor nem pior quer se fale em Democracia, quer se fale em Democratização cultural, falamos sim em formas distintas de levar a cultura ao Homem e de fazer com que este se envolva neste processo. A primeira profundamente voltada para a participação cultural do Homem, para o seu envolvimento nessa mesma cultura, fala-se aqui numa cultura para todos, criando-se as condições para uma transformação cultural. A segunda pugnando uma cultura ao alcance de todos, visa um acesso do Homem à cultura possibilitando uma difusão cultural onde a cultura se encontra ao alcance de todos.

Este texto não visa ser uma mera reprodução do que está escrito no texto facultado pela professora, é sim uma nota introdutória às imagens que se seguem.















Mas o que tem estas imagens a ver com o texto acima apresentado? Questionam-se vocês. Tudo, todas elas nos dão facetas de manifestações culturais.
Democracia ou Democratização cultural?
É esta a questão que lançamos e gostávamos de ver respondida no nosso Blog.
Serão a Arte, o Teatro, o Cinema a Musica meras formas de Difusão cultural ou pelo contrário formas de Transformação cultural?
Em nosso ver podem ser ambas dependendo da forma como o Homem as vê e actua perante elas, podendo ser um mero espectador ou pelo contrário um participante / actor, que cria e recria a sua cultura.
Em nosso ver, quer uma quer outra, embora com formas de actuação diferentes, conduzem sempre o Homem a um crescimento interior imenso.
Porque a cultura não é só de quem pode mas de todos aqueles que com ela querem crescer.