29 março, 2007

Educação Informal vs Educação Não-Formal




Antes de mais, pensamos que importa referir que vários autores nos dão definições de educação formal e não-formal, optamos por estas, pois pensamos que são as que melhor definem estes conceitos e também porque são as mais claras e objectivas. Assim, segundo Palhares (in XIV Colóquio Afirse, para um balanço da investigação em Educação de “1960 a 2005”, Lisboa. Fev. 2006) a Educação Formal é um “sistema educacional altamente institucionalizado, cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado” que acontece normalmente desde que se entra na escola primária até ao final da universidade. A Educação não-formal corresponde a todas as actividades organizadas, constantes e educativas que ocorrem fora do limite do sistema oficial (fora da escola ou de outra instituição educativa), e que permitem facilitar determinadas classes de aprendizagem quer a adultos quer a crianças.
Também Paulo Freire nos dá uma definição destes conceitos e nós optamos por mostrar algumas das principais diferenças entre eles, sendo estas:

Educação Formal:

Escolas e universidades;
Centralizada num currículo;
Mais burocrática;
Tempo limitado;
Espaço demarcado;
Tem certificado de aprendizagem.

Educação não-formal:

Múltiplos espaços;
Não há um currículo definido;
Menos burocrática e mais difusa;
Tempo flexível;
Espaço flexível;
Pode ou não ter certificado de aprendizagem.


Assim, não se pode dizer que a educação se restringe à escola, esta é muito mais que isso, nem só na escola nós aprendemos. A escola é um importante factor de aprendizagem, mas também se aprende em contextos que nada têm a ver com esta, existem contextos não formais que nos ensinam muitas coisas que a escola não ensina. Na escola aprendemos conteúdos, fora dela aprendemos a viver!



Bibliografia: PALHARES, José Augusto (Fev. 2006). XIV Colóquio Afirse, para um balanço da investigação em Educação de “1960 a 2005”, Lisboa.

1 comentário:

LDL disse...

Antes de mais pedimos desculpa pela demora deste post...Mas achamos por bem aprofundar um pouco mais o primeiro texto dado, pela pertinência das informações contidas, bem como procurar outros textos sobre Educação Formal e Não Formal de modo a tornar este post mais rico.
Esperamos que gostem...