24 maio, 2007

O porquê deste nome...



Após falarmos dos objectivos do nosso projecto e das suas actividades, eis que falaremos um pouco do local onde este será implementado, bem como o porquê da sua existência.
Sendo assim, este projecto foi concebido para ser realizado no Jardim de Infância das Enguardas que se localiza da cidade de Braga, tendo este jardim uma ligação com a Junta de Freguesia de S. Victor desta mesma cidade, uma vez que se localiza nessa freguesia.
Julgamos também ser importante referir que este projecto para ser concretizado tem que ter por base uma análise e diagnóstico de necessidades, pois só assim saberemos onde é necessário e crucial actuar (análise e diagnóstico que já foi feito por nós, visto que este está a decorrer, mas que por motivos de ética não iremos revelar no decorrer deste trabalho), e que tipo de actividade vamos desenvolver para ir de encontro às necessidades das pessoas envolvidas. Podemos sim adiantar, que as actividades que serão descritas (e das quais já falamos um pouco), não são fruto do acaso, mas dessa mesma análise e do tratamento dos dados obtidos junto do nosso público-alvo.
Assim, este projecto denomina-se: “ A leitura no seio da Diversidade”, mas porquê este nome? Primeiro porque vamos desenvolver actividades que promovam o respeito pela diversidade, e compreensão das diferentes culturas, aliando estas actividade ao gosto e à compreensão da importância da leitura no seio do Jardim e de toda a comunidade envolvente, bem como aos alunos da UM. Para isso pretendemos, não confinar estas actividades às paredes do Jardim-de-infância, mas alargá-las a toda a comunidade. Temos plena consciência da importância da participação de pais, amigos e dos jovens (nomeadamente da nossa Universidade) neste tipo de iniciativas, por isso este projecto será algo em que as crianças e a comunidade dão as mãos na procura continuada de um respeito pelo outro e pela sua cultura. Sem olvidar a importância da leitura para um crescimento e vivências harmoniosos, com uma base cultural e de conhecimentos solidas que os livros tem capacidade de dar.
Após esta breve descrição do contexto e do porquê do surgimento (e do nome) do nosso projecto, falaremos de cada uma das actividades que pretendemos desenvolver com o nosso público-alvo.
Esperemos que tenham gostado :)
Até já...

Sem comentários: