03 maio, 2007

Abrir novos caminhos...


Após lermos o texto sugerido pela Docente, de Ezequiel Ander-Egg, verificamos que há um conjunto de etapas que temos, ou devemos, seguir na construção e aplicação de um projecto sócio-educativo. Assim sendo, numa primeira fase importa criar um clima capaz de suscitar o interesse das pessoas para as actividades sócio-culturais que pretendemos desenvolver junto das mesmas. Em nosso ver, esta etapa é fundamental para dar o nosso projecto a conhecer e motivar as pessoas para participarem activamente nele. Para que esta fase seja possível temos antes de mais que conhecer profundamente a realidade com que vamos trabalhar, pois como nos diz o autor temos que conhecer para transformar, e para que esta tarefa seja geradora de crescimento é importante ir de encontro às necessidade do nosso público-alvo, só partindo do seu próprio mundo, das suas vivências faremos com que se interessem e vivam realmente o nosso projecto.
Antes de mais, e para que este seja claro temos que definir o público-alvo que pretendemos atingir. Sendo assim este é: As crianças do Jardim-de-Infância e toda a comunidade envolvente (pais, amigos, e restante família) e os alunos da Universidade do Minho.

Mas como “cumprir” esta etapa? Importa, antes de mais, criar um conjunto de instrumentos que nos ajudem a motivar a população em causa. Tais como: uma boa campanha de divulgação do nosso projecto, onde se revele a importância que este tem para a comunidade bem como a relevância da participação desta.
Por outro lado, é importante reforçar que estas actividades serão realizadas nos tempos livres, ou seja preferencialmente num período pós laboral.
Bibliografia consultada:
Ander-Egg, Ezequiel (2000). Metodologia y Práctica de la Animacion Sociocultural. Madrid: Editorial CCS.

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